quarta-feira, 21 de outubro de 2009

CAMPANHA DE AUTO - EXAME

"Campanha de auto-exame contra o cancro da boca arranca em Portugal
19-Out-2009

ImageA Associação Portuguesa de Medicina Dentária Hospitalar (APMDH) lançou a campanha “Sorria para si mesmo!”, com o objectivo de alertar a população nacional para o auto-exame como forma de prevenção do cancro da boca.

Vão ser postos em circulação desdobráveis e folhetos que explicam em cinco passos como é possível prevenir este tipo de cancro. Esta acção educativa explica ainda que sinais se devem procurar e quem deve decorrer quando os mesmos são detectados.

O cancro da boca, formalmente designado como patologia oncológica da cavidade oral, atinge pessoas de todas as faixas etárias, estando a maior parte das vezes associada ao álcool, tabaco e má higiene oral.

«Em todo o mundo, anualmente, são registados cerca de 400 mil casos de cancro da boca e da faringe», revelou João Leite Moreira, presidente da APMDH.

O responsável referiu ainda que em Portugal o cancro da boca e da faringe representa mais de 10% do total de tumores malignos diagnosticados anualmente, ocupando assim o 5.º lugar num universo de 15 localizações topográficas no corpo humano. Os homens são mais atingidos do que as mulheres e, na região Norte, o distrito do Porto é aquele que apresenta mais casos.

Actualizado em ( 20-Out-2009 )"

Publicado na Revista Saúde Oral, on line

1 comentário:

  1. Sugiro que disponibilizem, aqui no blog, o panfleto com boa definição para download.

    ResponderEliminar